segunda-feira, junho 08, 2009

VINTE E POUCOS ANOS

O ônus sarcástico que acompanha o número vinte e quatro já se enraizou de tal modo em nossa cultura que pode ser considerado uma espécie de dogma (um preceito máximo adotado por certa coletividade de pessoas, a qual é por ela obedecida e seguida sem que haja maiores contestações acerca de seu surgimento, real validade ou razão de existir).

Reza a lenda que a vinculação feita entre o número e sua mais usual significância surge a partir do jogo do bicho, onde vinte e quatro corresponde ao animal veado.


Pensando que irei comemorar meus vinte e quatro anos dentro em breve, e já ciente das "brincadeiras" que advirão em virtude desse acontecimento, passei a divagar em busca de alguma saída, ou no mínimo uma resposta que me colocasse em situação menos desconfortante. Como se diz na gíria não quero “ficar por baixo”.


Cheguei então à seguinte conclusão: quando nossos pais, empolgados ainda pela nossa chegada, comemoram nosso primeiro ano de vida, na verdade, comemoram a completude dele. Melhor explicando, já vivemos o ano um e, a partir daquele dia entramos no segundo dozena de meses da nossa existência.


No meu específico caso, nascido em 11 de junho de 1985, vivi, até o mesmo dia e mês do ano seguinte as minhas primeiras estações. Assim, em 11.06.1986 já inicio o meu segundo ano de idade, o qual será comemorado em 11.06.1987(quando já estarei vivendo o primeiro dia do terceiro).


É errado, dessa forma, dizer que “irei fazer vinte e quatro anos”!


Ora, utilizando do mesmo raciocínio pode-se concluir que vivo agora exatamente o meu vigésimo quarto ano.


Dessa forma, em 11.06.2009 já adentrarei em um quarto de século de existência.


Dessa feita, caros amigos, antes de proferirem qualquer comentário irônico acerca de minha nova idade leiam esse texto, e observem que já não mais haverá fundamento para tal.


Já para aqueles que comemoram seus vinte e três anos (na verdade entram em seu vigésimo quarto), resta dizer que me utilizarei do mesmo expediente para citar aquelas velhas piadas relacionadas com o, por que não dizer, cabalístico número em comento, quando estivermos, provavelmente, em uma mesa de bar.

Um comentário:

Renan Gutierrez disse...

Não queira dizer que vc vai completar 25 anos, vc sabe muito bem que de acordo com a teoria natalista a personalidade só é adquirida a partir do nascimento com vida, de maneira que o nascituro não é considerado pessoa, gozando de mera expectativa de direito. Apesar do sistema Brasileiro diferentemente do art.30 do código civil da Espanha não exigir forma humana e nem sobrevida mínima, podemos dizer que você tem exatamente 24 anos, mas se fosse exigido forma humana de acordo com o código civil da Espanha vc não teria 24 anos, mas sim três ou quatro anos de idade, devido ao fato de você ter adquirido forma humana apenas aos 20 anos de idade e ate os 20 ninguém sabia definir muito bem se sua forma se era ou não humana, ou ate mesmo se você era menino ou menina e assim a sua fundamentação utilizada para dizer que não tem 24 anos de idade é totalmente impossível de ser utilizada, mas se servir de consolo, você pode utilizar a fundamentação do direito espanhol, mas nesse caso você terá que dizer que tem 3 ou 4 anos de idade. Fica ai essa opção bacana para vc tentar fugir do 24.