sábado, junho 27, 2009

SINAL FECHADO

Há um fato que de tão corriqueiro nas ruas de nossa cidade já passa despercebido por nossos olhos. Trata-se de mendigos esmolando nos sinais de trânsito da nossa tão famigerada terra do sol. O pior é que quase sempre estão acompanhados por crianças, que aparentam ser sua própria prole. Tudo isso com intuito único de utilizar tais juvenis para causar comiseração a quem os observa.
A compaixão gerada pela imagem das pobres crianças, sujas e descalçadas, nos faz sentir os males alheios como próprios, e, ato contínuo, puxamos uma moeda para fora do veículo, derramando-a naquelas maltratadas mãos, sem perceber que, não obstante o sentimento de piedade, praticamos um mal incomensurável, cessando qualquer perspectiva de desenvolvimento daqueles seres infantis, os quais crescerão com um único aprendizado: humilhar-se diariamente para terem o que comer, ou praticar crimes e ter uma vida abastada, mas indigna em ambos os casos.
O problema é de ordem social e, tão grave, que a extraordinária maioria da população desconhece que o episódio configura crime de “abandono intelectual”, com pena devidamente cominada pelo Código Penal vigente (artigo 247, IV), tendo origem, como ocorre com grande parte das questões públicas, na falta de educação e informação, algo que, de certo, faltará, também, a essa juventude vitimada. A história, assim, fatalmente repetir-se-á.
Denunciar os pais ou responsáveis civis como culpados, contudo, é tarefa das mais fáceis. O verdadeiro responsável é, na verdade, e pode parecer retórico, o Poder Público, o qual se mostra em mais um capítulo de novela da omissão, como já se tornou costume. E, dessa forma, nem se vê escolas para abrigar os menores, nem sequer condições para que a família possa ter o seu sustento sem a necessidade de apelar para tais subterfúgios.
Por fim, resta-nos apenas fazer um apelo àqueles que, de alguma forma, podem contribuir para minimizar o problema (sejam familiares, autoridades, simples cidadãos etc.). Lugar de criança é na escola!

Foto: arquivo pessoal. Senado Federal -  Brasília-DF - Brasil.

Artigo publicado em 27.06.09 no jornal O Povo: http://www.opovo.com.br/opovo/jornaldoleitor/888253.html

Nenhum comentário: